Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Vários estados brasileiros das regiões sudeste e sul enfrentam até quarta-feira (1º) altas temperaturas. É mais uma onda de calor, que atinge o país. E, desta vez, em pleno outono. Na prática, onda de calor significa que as temperaturas máximas ficam cinco graus acima da média para a estação, por pelo menos cinco dias. Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e a metade oeste do estado de São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no oeste de Minas Gerais, na região do triângulo mineiro. Enquanto as temperaturas sobem no Sudeste e Centro-Oeste, no sul do Brasil o alerta é para perigo de tempestades, nesta segunda. De acordo com o Inmet, entre esta segunda e quarta-feira, a baixa pressão atmosférica vai provocar chuvas intensas com altos volumes de água, no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. O Inmet aponta a relação da onda de calor com o fenômeno El Niño, que deve chegar ao fim no ano que vem. Mas, os especialistas relacionam também com a influência do aquecimento global do planeta. © Paulo Pinto/Agência Brasil Meio Ambiente São Paulo 29/04/2024 - 14:24 Leila Santos / Fran de Paula Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional onde de calor El Niño segunda-feira, 29 Abril, 2024 - 14:24 92:00

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Vários estados brasileiros das regiões sudeste e sul enfrentam até quarta-feira (1º) altas temperaturas. É mais uma onda de calor, que atinge o país. E, desta vez, em pleno outono.

Na prática, onda de calor significa que as temperaturas máximas ficam cinco graus acima da média para a estação, por pelo menos cinco dias.

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e a metade oeste do estado de São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no oeste de Minas Gerais, na região do triângulo mineiro.

Enquanto as temperaturas sobem no Sudeste e Centro-Oeste, no sul do Brasil o alerta é para perigo de tempestades, nesta segunda. De acordo com o Inmet, entre esta segunda e quarta-feira, a baixa pressão atmosférica vai provocar chuvas intensas com altos volumes de água, no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

O Inmet aponta a relação da onda de calor com o fenômeno El Niño, que deve chegar ao fim no ano que vem. Mas, os especialistas relacionam também com a influência do aquecimento global do planeta.

Meio Ambiente São Paulo 29/04/2024 - 14:24 Leila Santos / Fran de Paula Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional onde de calor El Niño segunda-feira, 29 Abril, 2024 - 14:24 92:00